sexta-feira, 6 de julho de 2007

Unidade de Habitação de Marselha




O arquiteto franco-suíço Lê Corbusier projeta a Unidade de Habitação de Marselha em 1947-52 para um plano de reconstrução do governo francês após a II Guerra Mundial.
O edifício foi concebido seguindo as proporções da escala Modulor. O Modulor é um sistema de medida desenvolvido por Lê Corbusier entre 1942 e 1948, em que o arquiteto procurava a harmonia em seus projetos tendo o homem como a medida de todas as coisas.
Tendo o habitar como a problemática principal o arquiteto projeta todos os detalhes da construção, desde a organização do espaço até os móveis e equipamentos para a cozinha.
Outro fator importante da edificação de Marselha é a preocupação com o conforto ambiental, levando a criação dos chamados brise-soleil, elementos importantes no controle da insolação.
A Unidade de Habitação em Marselha é pensada segundo os pontos da arquitetura moderna: sustentação por pilotis, existência do terraço-jardim, da planta e da fachada livre.
Lê Corbusier propôs neste edifício áreas destinadas ao uso privado e áreas destinadas ao uso público. Além das 337 residências existem as ruas comerciais, com lojas de 1ª necessidade, um hotel com restaurante e áreas de lazer para crianças e adultos na cobertura.

Nenhum comentário: