sexta-feira, 6 de julho de 2007

Neue Sachlichkeit


Um estilo internacional e objetivo, é assim que podemos definir o grupo da Neue Sachlichkeit .
O grupo iniciou-se com os arquitetos Mart Stam e Lissitzky e influenciou arquitetos suíços chamados de ABC. Este grupo suíço definiu suas idéias criando a revista ABC em 1924, nesta publicação ficaram claras as influências da Neue Sachlichkeit segundo princípios de antimonumentalidade, uso de princípios científicos e de funcionalidade além do caráter social do grupo.
A Neue Sachlichkeit também esteve presente na Alemanha onde esteve ligado ao programa habitacional da República de Weimar. Uma característica dos projetos alemães era a disposição das casas em fileiras e a separação das mesmas por uma distância que permitisse ventilação e iluminação. Outra característica é a orientação das salas de estar ou para o sul ou para o oeste tendo como vista uma área verde de uso comunitário.
Um dos projetos mais significativos da Neue Sachlichkeit na Alemanha foi a Bruchfeldstrasse em 1925, casas em ziguezague projetada por Ernst May e C. H. Rudloff. May ainda coordenou a construção de 15 mil unidades habitacionais em Frankfurt, construídas segundo critérios de “eficiência e economia tanto no projeto quanto na construção”.

Nenhum comentário: