quinta-feira, 31 de maio de 2007

utopia


Um rico industrial inglês chamado Robert Owen (1771-1858) propõe a instituição de aldeias industriais, buscando a melhoria das condições de vida da classe operária.

As habitações de owen são dispostas em um quadrado prevendo casas individuais para casais e filhos, dormitório de moços, enfermaria e albergue para visitantes, também eram previstos cozinhas, restaurante comum, biblioteca, escolas e zonas para recreação, além de locais para os estabelecimentos industriais, armazéns e lavanderias. Para Owen esta sociedade não necessitaria de prisões e tribunais.

As idéias de Owen foram colocadas em prática em New Lanark, uma fábrica de algodão da Inglaterra, chamando a atenção de vários visitantes. Apesar da boa experiência e do apoio de pessoas importantes as idéias de owen não foram aceitas pelo estado inglês da maneira como ele esperava.

Apesar de tudo ele ganhou simpatizantes que formaram clubes nomeados de owenites que espalharam suas idéias pelo mundo. Grande parte das comunidades estabelecidas segundo os ideais de Owen não duraram mais de um ano.

Como a experiência da Grã-Bretanha não obteve sucesso Robert Owen instala a colônia de nova harmonia na América. O pensamento inicial era o de construir uma aldeia modelo, mas Owen acabou tento que adequar-se a uma aldeia já existente.

Nenhum comentário: